terça-feira, 25 de outubro de 2011

Diário de um pai bipolar


Nunca quis expor meu pai, nunca escrevi sobre as coisas que a gente já passou e a única forma de guardar todos esses sentimentos e os momentos ruins é na memória.
Porém hoje me sinto obrigada em mostrar tudo que ele faz, portanto vou fazer um diário de todas as vezes que ele tiver aqui em casa, pois ai não terá ninguém que poderá julgar minha mãe e eu.
Meu pai tem uma família muito ausente, porém eles só ficam de longe falando que a gente tem que fazer isso e aquilo, mais não se dão conta que eles precisam conviver com ele, precisam estar mais perto, precisam mostrar para o meu pai que eles apoiam ele, que vão estar lá em todos os momentos, pois mais que eles não morem na mesma cidade que a gente, creio que pelo menos no natal ou em festas no final do ano eles podem visitar.
Tenho 21 anos, sou filha única da parte da minha mãe, meu pai já esta nos seus 64 anos e minha mãe 56.
Meu pai tem dois filhos porém já estão adultos e não moram no mesmo estado que a gente.

Meu pai teve uma crise muito séria meses atrás, e a gente teve que ficar com ele em casa pois a clinica que ele costumava ir estava lotada, minha mãe chegou a internar ele em uma clinica que paga 350 reais a diária, pois a clínica não aceitavam o convênio dele, além disso não tinha tanta estrutura e era muito cara, parecia que ele estava mais em uma prisão do que em uma clínica.Então minha mãe resolveu procurar em alguma cidade do interior um hospital que cuidasse de pessoas com problemas parecidos com ele e então foi para o interior, contratou uma ambulância e levou ele p/ lá.
A cidade que moramos infelizmente é muito precária em termos de clinica. A clinica que ele fica internado é uma das melhores,porém geralmente ela está sempre cheia.
Antes do meu pai ser levado para esse hospital no interior, ele estava praticamente 2 meses em casa com crise, todos os dias transtornado, com xingamentos, um pouco agressivo, não dormia e estava fumando de mais, um desses dias chegou a dar um tapa na cara da minha mãe e então ai foi pior estado e minha mãe viu que não tinha como ficar com ele em casa, pois ele estava sofrendo e nós também.
Como o hospital ficava no interior do estado, ficava um pouco longe.Um médico que cuida do meu pai a muito anos aconselhou minha mãe de procurar uma casa de repouso que aceitasse pessoas assim.Minha mãe conseguiu deixar meu pai em uma casa de repouso, eu particurlarmente  achei melhor ele ficar em uma casa de repouso do que em uma clínica.Nunca gostei muito de clínica e eu sempre quando vou me sinto muito triste,se eu tivesse que viver em uma clínica dessas eu acho que ficaria mais depressiva.A casa de repouso parece realmente ser uma casa e eles sempre tem várias brincadeiras e é um ambiente mais "gostoso" de ficar.
É muito difícil conviver com uma pessoa bipolar. Hoje a Bipolaridade virou uma doença clichê, todo mundo fala que é bipolar e acha que é uma doença fácil de conviver, porém não é.
Muitos anos atrás meu pai tinha crise só uma vez por ano, e era ótimo porque o resto do ano todo ele ficava bem, só que hoje em dia parece que a doença foi piorando, pois a gente nunca sabe quando ele pode ou não explodir.
Meu pai é uma pessoa muito boa,muito tranquila quando está bem.É um dos homens mais inteligentes que já conheci em toda a minha vida, uma das pessoas mais bondosas, sempre que pode quer ajudar as pessoas.É super carinhoso, trata todo mundo bem.É um pouco tímido e um pouco calado, mais gosta muito de rir e se divertir.Se você chegar do lado dele e falar sobre qualquer assunto ele vai conseguir conversar com você da forma mais inteligente possível.
Tento sempre ao máximo guardar no meu coração o que ele tem de melhor, o que ele realmente é.
Vou sempre lutar pela melhoria dele, fico pensando no que eu posso fazer, o que a gente está errando, mais é difícil porque ele não se ajuda, não tem vontade de sair, não quer fazer uma atividade física, não quer fazer uma terapia e tudo tem que ser do jeito dele, se você discutir com ele, tentar obrigar ou até mesmo falar que isso é o melhor pra ele, ele começa uma crise outra vez.
Minha mãe já colocou vários enfermeiros aqui em casa para cuidar dele, dar toda atenção e suporte, levar ele para sair, para caminhar, ficar conversando com ele o tempo todo, porém no começo ele aceita, gosta da pessoa e depois com o passar do tempo, ele começa a brigar com ela também, começa a xingar e não aceita mais a companhia.
Acho que Bipolaridade é uma doença que todo mundo tem que tentar ajudar, principalmente o paciente, meu pai sabe que é, porém diz que não se lembra de nada que acontece quando está em crise e sinceramente eu nunca vi ele lutando mesmo para melhorar, sempre fala que vai fazer isso e aquilo quando está na clínica, mais quando volta para casa não faz nada para mudar e nem deixa a gente ajudar.
Isso é só um resumo de algumas coisas que temos passado nesses últimos meses, passei minha vida toda com o meu pai, e tenho muitas histórias para contar, mais a partir de hoje resolvi fazer um diário da nossa vida, para que outras pessoas tenham reconhecimento do quanto essa doença é seria e precisa ser tratada, também estou fazendo isso porque muitas pessoas que não convivem com um bipolar dentro de casa, não sabe o que se passa ali dentro, principalmente aos familiares do meu pai, que muitas vezes atrapalham o tratamento dele em vez de ajudar.


8 comentários:

  1. Oi, fiquei muito feliz em ler este seu depoimento! É bom saber que existem outras pessoas em especial uma da minha idade que tem e conviveu a vida inteira com um pai bipolar!! Ninguém sabe como é e só da palpite furado... Hoje é um dequeles dias em que estou extremamente triste, pensando que nunca vamos ter uma vida normal e o pior é que tenho mais três irmão menores que estão sofrendo intensamente!! Estou muito agoniada neste momento e pensando: Como eu queria ter um pai normal!! Eu sinto falta de um pai, um pai completo, pq pra mim ele é um doente....Não preenche todas as lacunas que um pai deveria preencher, entende!? Acho que vc deve passar pela mesma situação... Meu pai tem 45 anos e está no estágio 5 da doença, berando a esquisofrenia, um dos meus irmãos, de 18 anos, não aquenta mais ele e foi embora de casa.... Será que vc e sua mãe gostariam de compartilharem experiências ou até mesmo conselhos comigo e com minha mãe?? Se quiser me mande um e-mail, vou ficar muito feliz!! Meu e-mail é: prof.desi.art@gmail.com
    Meu nome é Desirée!Dez de já agradeço...

    ResponderExcluir
  2. Encontrei seu blog, e me identifiquei muito com a sua situação, estou passando pelo mesmo, eu poderia entrar em contato com vc por e-mail? para conversar com assunto e o que eu posso fazer pra melhorar a situação do meu pai?
    sou filha única também e a situação na minha casa está desesperadora não sabemos mais o que fazer ca_nihil@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Oi. Encontrei seu blog numa ação de desespero. Minha mãe está quase se separando do meu pai pq não aguenta mais sofrer por causa dele. Ngm aqui aguenta na vdd. No momento estou chorando porque ele está em crise a tempos e não admite que tem um problema. Ah 2 anos quase, ele adquiriu uma mania, a de comprar tralha velha e "refazer" . Está fora de controle. Nossa casa já parece um ferro velho.... ele acabou com nossas finanças sempre com a desculpa de conseguir melhor. Estamos cansadas dessa situação, e o pior é que ele não se trata, não admite que tem problema é tudo só piora.
    Não sei mais o que fazer, só chorar.

    ResponderExcluir
  4. Oi, encontrei seu blog agora! Eu também sou bipolar e entendo como deve ser difícil pra minha família conviver comigo! Sei que o que você e sua mãe passam não é fácil, mas espero que tudo tenha ficado bem!

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu marido é bipolar e entendo um pouco do que você está passando. Lembre-Se que quando seu pai e tiver agressivo não é ele que está fazendo aquilo, mas sim a doença. Eles têm uma alteração no cérebro que faz com que se comportem dessa maneira. Assim como nos não gostamos dessas fases os doentes também não gostam, acredite. É uma confusão tão grande de pensamentos acelerados na sua mente que ele não consegue relaxar, tentam achar uma maneira própria de descansar, seja falando, batendo palmas.... saiba que seu pai querido, aquele carinhoso, inteligente e amigo está ali ainda, atrás desse turbilhão de pensamentos. Precisamos ser fortes pois não é fácil vê -los dessa maneira, é dar carinho a eles dentro do nosso possível. Te desejo força e saúde à seu pai, que vocês possam encontrar juntos uma saída. Um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ufa, graças a Deus pelo seu depoimento. Sou bipolar e fica difícil de a gente falar sobre a doença e conseguir "explicar" como nossa mente fica, mas crises. Estou no nível 2 de bipolaridade (no meu caso mais prá ciclotimica) e nunca evoluiu, graças a Deus. Consigo trabalhar, conviver com as pessoas e com a família. Minhas crises são fracas mas mesmo assim não tem como controlar. Pedir pra gente "se ajudar" é quase uma piada. Bipolaridade não é uma escolha. Se pudéssemos nos ajudar nunca estaríamos em crise. Minha irmã quis ir falar com o psiquiatra e foi em uma consulta comigo. Ela perguntou ao médico se eu não poderia evitar/controlar as crises se tivesse um pouco mais de força de vontade e ajuda psicológica (senti vontade de rir e chorar na hora). Daí ele explicou pra ela que não dá pois é um processo bioquímico e depois falou um pouco de como "funciona" a bipolaridade. Faço tratamento e controle, porém abandonei a terapia (qdo estou fazendo acho uma "maçada", ridículo e sem sentido). Estou detectando alguns sinais de mania ultimamente e estou arrependida de ter abandonado a psicóloga, mas como ela trabalha em um sistema de comunidade e eu faltei muito e abandonei a terapia, perdi minha vaga. A gente se sente impotente e depois que a crise passa temos muita vergonha e sabemos que não há nada que façamos que possa corrigir os danos que causamos emocionalmente e fisicamente (e muitas vezes financeiramente) a nós e aos que nos são próximos. Perdemos parte da autonomia de nossa personalidade. Tenho compulsão por compra, tenho problemas de dar continuidade ao que faço, perco a paciência com facilidade, tenho cansaço quase constante. Minha cabeça é uma bagunça completa de pensamentos e sentimentos. Por mais que eu tente não consigo ser organizada e organizar minha mente e as pessoas não entendem isso. Vivo com meus pais e tenho uma filha pequena. Minha mãe não se conforma por eu ser desorganizada e frequentemente nos vemos em pé de guerra, pois ela acha que eu posso mudar. Continuo tentando, mas parece que nunca consigo ser organizada o suficiente, prá ela. Sou lenta prá fazer as coisas e me canso com facilidade (boa parte desse cansaço vem do tanto de medicação que tomo). Tenho a felicidade de ter uma família amorosa e paciente (quase sempre, rsrs). Vivo como se não tivesse nada, mas quem convive comigo é bem ciente de que sou bipolar.

      Excluir
  6. Oi, passo pela mesma situação que vc e já não sei mais o que fazer. Meu pai xinga, ameça minha mãe, humilha ela de uma força que eu não consigo mais suportar e para piorar ela é completamente dependente financeiramente dele. Eu trabalho, já disse a ela para irmos embora mas ela tem medo de que ele vá atrás da gente e possa fazer o pior. Não sei mais o que fazer ou pensar.. Nossa vida está de cabeça para baixo. Parece que todo final de ano é a mesma coisa, durante o restante do ano ele fica bem, mas ai nos últimos meses entra em crise. Ele já chegou a tentar se matar e nós duas também ano passado. Por ser muito agressivo quando está assim, não conseguimos nem sequer interná-lo. Não sei mais o que fazer :(

    ResponderExcluir