terça-feira, 25 de outubro de 2011

Como ele está...

Meu pai voltou recentemente para casa, queríamos que ele voltasse antes, porém não deu, ele estava toda hora alterando o humor enquanto estava na casa de repouso, uma hora estava bem, depois entrava em crise mais uma vez.
O que me deixa mais chateada é a família dele, como já tinha citado antes, muitas vezes minha tia ou minha irmã parte de pai, ligava para a casa de repouso e infelizmente ele piorava.
Meu pai quando fica nervoso vê minha mãe e eu como as piores pessoas do mundo, nos xinga de todos os jeitos e todos os nomes ruins que existe na face da terra.
Minha irmã já conviveu com meu pai até seus 15 anos, não via a hora de sair de casa e aos 15 anos mesmo resolveu casar para poder sair de casa.
Meu pai teve um casamento anterior, porém cheio de problemas pois ninguém sabia lidar com ele direito, ninguém sabia ao certo o que era Bipolaridade.
Meu pai se separou dessa família anterior e começou a se relacionar com minha mãe.
Perguntei uma vez para minha mãe se ela não sentia ele diferente, se ela antes de casar nunca tinha notado que ele era bipolar.Ela me disse que as vezes ele ficava triste, ou um pouco impaciente...do nada ficava mais magro e parecia estar cansando, porém ela achava que era alguns problemas dele mesmo e tentava ajudar.
Quando ela se casou que realmente percebeu como era conviver com uma pessoa bipolar.
O maior medo dela era comigo, pois tinha medo que eu ficasse com trauma ou tivesse algum problema também quando eu crescesse, ela com o medo dela e eu com meu medo, minha mãe sofre de pressão alta e meu maior medo é que um dia ocorra algo com ela, sou sozinha no mundo querendo ou não,imagine se algo acontecer com minha mãe? e ainda tenho um pai doente, tento ao máximo não imaginar isso.
Hoje em dia o que eu sinto mais é receio, desde que meu pai chegou em casa ele não te dormido direito, está ansioso, toda hora deita e levanta.
Sábado ele estava ótimo, feliz, pois estava em casa, meu namorado achou ele super bem, pois nunca tinha visto ele bem antes, tento evitar que ele venha aqui em casa porque meu pai não gosta muito de visitas, ele sempre fica impaciente e começa a ficar nervoso, então minha mãe e eu evitamos ao máximo trazer amigos, familiares e etc.
Ainda bem que minha família aceita meu pai, várias vezes ele já gritou, xingou e expulsou minhas primas, meus tios e até mesmo a minha avó quando eles vinham aqui pra casa, porém eles aceitam isso como uma doença e sabe que no fundo me pai não é assim.
Agora as pessoas de fora que as vezes não entendem, muitas domésticas que trabalhavam aqui em casa não aceitava esse problema e quando meu pai entrava em crise e brigava com elas, elas pediam para sair do emprego.Recentemente tinha a Nora, uma excelente profissional, minha mãe e eu gostávamos muito dela, só que ela é negra e infelizmente meu pai quando entra em crise, fica preconceituoso e humilha as pessoas, então ela não aguentou e também foi embora.
Voltado á rotina diária, meu pai sábado estava muito bem, minha mãe saiu um pouco com ele, mais ele estava muito feliz, bipolar é assim, se estiver MUITO feliz aquele estado pode cair de repente.
Domingo foi um dia tranquilo também, porém começou a ansiedade, toda hora ele deitava na cama e não ficava 5 minutos e levantava.
Fui dormir super tarde e ele estava na sala assistindo TV, acordei 8 horas da manhã para ir ao curso e ele estava na sala assistindo TV, percebi que ele não tinha dormido e antes tinha ouvido ele toda hora indo na varanda e gritando para as pessoas que passavam na rua, boa aula, bom dia, Salve Maria ( ele é muito católico, porém só é católico quando está em crise).
Fui para o curso, quando voltei minha mãe tinha ido ao mercado com ele.
Perguntei para minha mãe como ele estava e ela disse que ele ficava cumprimentando todas as pessoas no mercado, gritando salve maria, ela ficou um pouco envergonhada, mais não tinha muito o que fazer.Já tivemos muitas situações de constrangimento na rua, mais não tem como fazer nada, afinal é bom que ele saia de casa, não dá pra ficar em casa o dia todo e isso é ruim para ele, o triste é que meu pai é super desanimado, nunca anima de fazer nada, nem a gente insistindo.Nunca quer viajar, nem sair e as vezes se recusa em até ir ao médico, minha mãe tenta conversar, pede, mais não adianta, se ele não quer, ele não quer e pronto.
Agora ele não quer fazer a barba, diz ele que fez um voto...o ruim é que as pessoas sempre julgam e falam que a gente que não trata dele, como vamos fazer a barba de uma pessoa bipolar que não quer fazer barba?
É muito complicado, meu pai já tem um gênio difícil, é muito orgulhoso, um pouco mimado pois sempre quer as coisas do jeito dele e pronto, se não for assim ele entra em crise e a gente acaba se tornando vítima disso e ficamos de mãos atadas, pois não dá pra carregar um homem no colo e obrigar ele de sair de casa, de fazer a barba, de viajar e etc, porém muitas pessoas não entendem isso.
Médicos? meu pai já foi em vários, não adianta nada, o máximo que acontece é alterar um remédio aqui e outro lá.
Hoje eu acordei com ele xingando na sala, até gravei um vídeo, claro que não vou expor e por na internet a nossa vida, mais quero que a família dele, a irmã dele no caso que mora no RJ e nunca vem aqui visitar ele, deve ter mais de 15 anos que eu não vejo ela, nem lembro mais do rosto dela, porém na hora de ligar pra cá e julgar a gente, falar que minha mãe não cuida direito dele e etc etc, quem sabe mostrando como é a nossa rotina, mostrando como ele fica em casa, algum dia ela possa acreditar, porque eu, sinceramente já estou cansada de provar que a gente tenta ao MÁXIMO dar o melhor para ele, porém ele precisa se esforçar um pouco, nem que seja um pouquinho, pois já irá fazer diferença.
Não vejo a hora das coisas melhorar, quero uma solução, uma saída.Meu sonho era ter meu pai bem, trocava todo o dinheiro do mundo para isso acontecer.
Hoje ainda pela manhã ele estava um pouco agitado, depois acalmou um pouco e veio aqui no meu quarto, meu deu um abraço e chorou, ai eu que foi pai? o que você tá sentindo, fala pra mim...ai ele não sei, não consigo explicar, ai eu porque você tá nervoso pai? ai ele não sei filha, não sei,isso tudo vai passar...Falei pai não fica nervoso, fica bem, dorme um pouco, descansa.Então ele saiu do meu quarto e foi p/ sala...alguns minutos depois ele estava com raiva e voltou a xingar...
É complicado, na hora que ele veio conversar comigo vi que ele realmente não entende, mais ele não consegue se controlar, queria tanto entrar na mente dele e tentar controlar todo esse humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário